Jay Quem?

- Você conhece Jay Vaquer?
- Dj Vaca? Dj Wagner? Jay Vaca? Jay QUEM???????


Quem é esse tal Jay Vaquer?


Jay Vaquer é um cantor e compositor brasileiro, sim, brasileiro! Não trata-se de um nome americanizado pra soar bem e parecer moderninho, este é o nome que consta em sua Certidão de Nascimento, mais precisamente Jay Anthony Vaquer. Seu pai sim era americano, Gay Anthony Vaquer, e sua mãe, a cantora brasileira Jane Duboc (se você não conhece, provavelmente seus pais já ouviram falar). Porém não é este o foco que quero dar no post.
Jay Vaquer tem 5 cd's e um dvd lançados ao longo de 10 anos de carreira.
São eles:


Nem Tão São (2000)


Vendo A Mim Mesmo (2004)


Você Não Me Conhece (2005)


Formidável Mundo Cão (2007)



Cd/DVD Alive in BraZil (2009)

Em suas letras, Jay passeia do poeta romântico ao mais duro crítico social, este último estilo, o meu preferido. Ele não maquia a realidade ao compor, pelo contrário a escancara, como neste trecho da polêmica "Mondo Muderno".
"Tudo o que faço é pra mim, até a bondade que ofereço.
Fui evoluindo assim pra conseguir o que mereço.
Questão de sobrevivência, quem falou em decência?
Passo por cima pra ninguém me atropelar, o que é que há? Sai pra lá!
(...)
Você é diferente? Não é assim? A gente logo sente quem é ruim...
Você é Madre Teresa, uma bondade só!
Vai ensinar ao mundo o amor maior!"
Em "Breve Conto De Um Velho Babão" narra a história de um senhor de meia idade que quis parar o tempo para enfim começar a viver, após conquistar bens patrimoniais e relações profissionais não sabia muito bem o por quê de tê-lo feito, no entanto a música termina com o trágico fim do senhor que só "quis parar o tempo" quando "o seu tempo acabou!"
"Até que um dia agonizou ajoelhado com a boca roxa infartando na balada
E a molecada achando o lance engraçado comentando olha a dança do coroa que piada!"
Em "Estrela de um céu nublado", mais uma carregada de crítica social, narra a trajetória de um aspirante a ator que na falta de talento próprio, decide outros meios mais rápidos para estar em Projacland. Com participação da cantora Megh Stock, a música traz uma crítica à sociedade em busca seus 15 minutinhos de fama.
"Nasceu pra ser uma estrela, era tudo o que ele mais queria
Mas o céu tava sempre nublado.
Estrela que ninguém via e quando o dia amanhecia
O seu tempo já tinha passado"
Em sua mais conhecida música, "Cotidiano De Um Casal Feliz", mostra que nem tudo é como parece. A casca de Casal Bonitinho, Rico e Feliz pode esconder muita sujeira, muitos pecados...


Sobre o DVD, nem preciso dizer que é de extrema qualidade de áudio e imagem. E o seu nome "Alive in BraZil" pode ser interpretado (apenas uma de 1000 outras possibilidades) como uma brincadeira ao fato de seu nome "americanizado" levar à idéia de se tratar de um cantor internacional. Mas principalmente brinca com a tradução literal da frase, "Sobrevivente no Brasil", um cantor desconhecido pelo público sobrevive em meio a tanta lamaceira e ambição no cenário musical.


Já citei aqui seu blog, o Fuzarca (http://www.fuzarca.blogger.com.br/) onde disserta criticamente com otimismo e bom humor exatamente sobre isso, o fato de estar "Alive" neste país. No Fuzarca, Jay Vaquer também promove mensalmente a Budega, onde responde perguntas feitas pelos fãs em sua comunidade oficial do Orkut.




Mr. Bacon, o porquinho com fones de ouvido é símbolo da Mundiça, como são conhecidos os fãs do cantor. Obviamente há toda uma explicação por trás disso mas fica para um outro post.

0 comentários: