Currículo X Portfolio

Apresentar um bom currículo é indispensável na hora daquela entrevista. Porém, os antigos currículos, onde o que valia era a quantidade de informações fornecidas, não atendem as expectativas atuais.
O currículo de hoje requer qualidade, síntese nas informações e uma boa apresentação. Deixe somente os dados relevantes, se você for convocado para uma entrevista, provavelmente terá oportunidade de expor seus conhecimentos e experiências com mais detalhes. Afinal, para isso servem as entrevistas.

Para as pessoas da área criativa, vale dedicar um pouco mais na apresentação do currículo, deixando-o mais atrativo, porém, sem esquecer a sua finalidade, deixando as “experimentações” para o portfolio .

Mesmo com todos os esforços para se apresentar um bom e atrativo currículo, isso poderá não ser suficiente. Muitas vezes, eles “agam” para ele, e o que vai mandar mesmo, é o que realmente você sabe fazer, seu portfolio. Em que você é formado ou no que você investiu não é o mais importante. Tem experiência? Sabe operar bem os softwares exigidos? Seus trabalhos são “bakanas”? Ou até mesmo um “Sabe mexer no Corel? (sacanagem!)” Tá dentro!

De qualquer forma, vale investir nas duas formas de apresentação. E como diz aquele ditado: “Em casa de ferreiro, o espeto é de pau”. Às vezes ficamos descuidados, e não investimos na elaboração desses materiais, não atualizamos, ou até mesmo não os temos, nem que seja para “obrarem” neles.

0 comentários: